Autotoque:
Sándor em Autocuidado
Sándor em autocuidado é a minha articulação da síntese da Calatonia Integrativa com a metodologia do Sociodrama Construtivista (1996), desenvolvido pela Profa. Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri para trabalhos em grupos e prevenções na saúde e bem estar.
O que chamo de Autotoque trata, agora, da auto utilização da síntese dos três conjuntos de técnicas do
Um Único Toque. A técnica foi desenvolvida a partir da observação de sua aplicação com os participantes de grupos em Sociodrama Construtivista que eram orientados na posição em pé a aplicarem, em si mesmos, a mesma sequência seguindo os mesmos princípios da técnica original.
A descrição do Autotoque consta no meu artigo de conclusão de curso pela PUC-GO, com o título de “Calatonia e Prevenção do Câncer de Mama, Sociodrama Construtivista na Comunidade” (São Paulo 2011), com orientação da Profa. Dra Ana Maria Fonseca Zampieri.
As conclusões desse artigo basearam-se nos resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma comunidade com 243 pessoas membros de famílias cuidadas por um centro kardecista da Grande São Paulo.
O Autotoque é, então, utilizado para desenvolver a percepção e a reorganização da consciência da imagem corporal, visando sempre o autocuidado.
"Que as sementes deixadas em minhas mãos possam continuar germinando, no campo interno de cada um".