Um Único Toque:
Calatonia Integrativa
Essa articulação surgiu da minha observação do desconforto presente no corpo e no psíquico dos pacientes que se encontravam muitos dias, meses até, acamados, com toda a desorganização fisiopsíquica somando-se aos sintomas da doença.
Sempre levei em conta o que nos ensinava Sándor com respeito à abordagem corporal de seu método voltado para a cinesiologia psicológica. Ele nos orientava que o terapeuta tem a possibilidade de se aprimorar nos distúrbios e dificuldades, tanto psíquicas como físicas, e encontrar meios para chegar ao recondicionamento fisiopsíquico ou outros caminhos para novos recondicionamentos. Foi o que sempre busquei.
Essa busca culminou com minha monografia, “Adaptação do Método Calatônico de Pethö Sándor como Recurso Psicoterápico em Psicologia da Saúde” no curso de Especialização em Psicologia da Saúde Hospitalar pela PUC-SP sob a Orientação da Dra. Christina Neder.
Neste trabalho foi feita uma pesquisa, a partir da qual desenvolvi a síntese dessas três técnicas em Um Único Toque, que hoje denomino Calatonia Integrativa.